Conteúdo Patrocinado

Empregos verdes

 

Segundo a organização internacional do trabalho Entende-se por empregos verdes, empregos que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores económicos para níveis que sejam pelo menos sustentáveis. Falamos, nomeadamente, de empregos que protegem os ecossistemas e a biodiversidade; reduzem o consumo de energia, materiais e água através de estratégias de elevada eficiência; descarbonizam a economia; e minimizam ou evitam todas as formas de poluição ou produção de resíduos. Os empregos verdes podem ser criados em todos os setores e empresas, em áreas urbanas ou rurais, do trabalho manual a qualificado e em todos os países independentemente do nível de desenvolvimento.

Para a OIT o conceito de “empregos verdes” resume a transformação das economias, das empresas, dos ambientes de trabalho e dos mercados laborais em direção a uma economia sustentável que proporcione um trabalho digno com baixo consumo de carbono. Deve, no entanto, ser sublinhado que empregos verdes não são sinónimo de empregos dignos. É necessário garantir que proporcionem rendimentos adequados, proteção social e respeito pelos direitos laborais.

Proteger a biodiversidade e os recursos naturais significa também criar emprego, hoje e para o futuro. Existe um enorme potencial de criação e manutenção de empregos em todo o mundo através de uma gestão ambiental sustentável. Todos/as temos a ganhar com uma economia verde.

As preocupações ambientais e o caminho para o desenvolvimento sustentável colocam um grande desafio, mas também representam uma grande oportunidade para as empresas.

Num mundo afetado pelo impacto das alterações climáticas e pela utilização insustentável dos recursos naturais, continuar a fazer negócios como se fazia deixou de ser uma opção. A principal preocupação é como conciliar o crescimento empresarial a longo prazo com um desenvolvimento económico sólido, um ambiente saudável e a inclusão social.

A sustentabilidade tornou-se, assim, uma preocupação dominante para as empresas, que têm de assumir a liderança na condução de uma mudança sustentável. As empresas estão na vanguarda do fornecimento de produtos, processos, tecnologias, serviços e soluções económica e ambientalmente viáveis, necessários na transição para uma economia mais verde e o desenvolvimento sustentável.

O enfoque global no desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental e a transição para economias mais verdes tem grandes implicações para as empresas e as organizações de empregadores. Para poder desempenhar um papel eficaz na promoção de economias e empresas ambientalmente sustentáveis e atender às necessidades dos seus membros, muitas empresas e organizações de empregadores nacionais, particularmente no mundo em desenvolvimento, necessitam, em primeiro lugar, de ter um melhor conhecimento destas questões, para responder aos aspetos políticos e técnicos da transição.

Como voz das empresas, as organizações de empregadores e as organizações empresariais necessitam de informações, ferramentas e boas práticas para se tornarem defensores eficazes dos seus membros nos diálogos políticos nacionais e desenvolver estratégias para minimizar os riscos e identificar oportunidades para as suas próprias organizações e membros. Isto inclui aconselhamento e orientação na identificação de novas oportunidades de negócio e mercados verdes, melhorando a eficiência dos recursos e reduzindo o desperdício, conduzindo assim a poupanças diretas nos custos e a uma maior produtividade.


Deborah France-Massin

Directora, Bureau para as Atividades dos Empregadores, Organização Internacional do Trabalho

Kees van der Ree

Coordenador, Programa Empregos Verdes, Organizaação Internacional do Trabalho

Zine?