Conteúdo Patrocinado

A região da Foz do Rio Amazonas não é lugar pra perfurar em busca de petróleo



Um Rio é um ente que precisa estar seguro pra fluir a vida, mas inevitavelmente o que está em curso é a liberação para a pretrolifera brasileira verificar a existencia de "recursos". Sempre essa história de progresso... até quando o pensamento de preservação do meio ambiente será pensado como retrogrado? 

Com a recente exposição midiática é provavel que a fiscalização das normas ambientais sejam mais criteriosas e que de fato até sejam encontradas soluções que pareçam adequadas, mas e a longo prazo? E o desequilirio para a fauna? E os impactos que as comunidades proximas sofrerão? Os beneficios do desenvolvimento economico serão estendidos pra aos moradores da região? Serão investidos em preservação da biodiversidade?

As proprias instituições de esquerda olham para a negação para da exploração do peroleo na margem equatorial, como se fosse uma questão de antidesenvolvimentismo. Estão colonizados pelo pensamento de que tudo é mercadoria. 

A posição do IBAMA não está baseada em acordos políticos, mas em dados e argumentos tecnicos. O órgão emitiu um despacho, afirmando inconsistencias que comprometiam a segurança e a exploração, inlcuiu ainda que já haviam dado chances para resolver essas quesões críticas no projeto


O local onde será realizado o projeto de perfuração fica próximo de onde recentemente se descobriu um recife de corais, esponjas e rodolitos de 9,5 mil km² – uma área 20% maior que a região metropolitana de São Paulo –, e que está em análise no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Segundo o orgão esse seria mais um dos motivos para negar a perfuração dos poços.

A Estatal preocupada em gerar energia talvez pudesse focar mais nas pesquisas sobre transiçao energetica. Por que aumemntar a exploraçõ das reservas de petroleo se o mundo passa por uma transição dos combustiveis fósseis para os renovaveis? 

O recurso que a Petrobras vai investir nesse empreendimento seria bem mais aproveitados no desenvolvimento de tecnologias verdes

Por: Ágotha

Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2023-05/parlamentares-criticam-decisao-do-ibama-sobre-pedido-da-petrobras

https://revistaoeste.com/politica/ibama-impede-petrobras-de-perfurar-foz-do-rio-amazonas/

Conheça nossas colunas 

Zine?